Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Defeito de fábrica em veículo zero quilômetro gera dano moral indenizável

Publicado por Ingrid Carvalho Salim
há 10 anos

A Eg. 12ª CÂMARA CÍVEL do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, nos autos da Apelação Cível Nº 1.0024.08.105593-1/003, condenou o fabricante e a concessionária de veículos a pagar dano moral de R$ 20.000,00 ao consumidor, em razão de defeitos no veículo zero por ele adquirido.

Não há dúvidas de que a existência de vício de fabricação no veículo zero quilômetro adquirido pelo consumidor que comprovadamente apresentou defeitos que o levaram às concessionárias autorizadas, caracteriza o ilícito e o serviço prestado indevidamente.

Não se olvide, ainda, que em face do artigo 12 da Lei 8.078/90 o fabricante responde, independentemente da existência de culpa, por danos causados aos consumidores por defeitos no produto ou no serviço, podendo eximir-se da responsabilidade civil, desde que demonstre a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro, o que no caso, inocorreu.

Ademais, o caso se amolda à também hipótese do art. 18 da Lei 8.079/90, no qual está prevista a responsabilidade do fabricante, in litteris:

"Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas"

A apresentação de defeito de fabricação em veículo com pouca quilometragem, deixando o consumidor impedido de se utilizar livremente do mesmo; as tentativas, infrutíferas, de sanar os problemas; a meu sentir, não se tratam de meros dissabores da vida cotidiana. Além disso, destaca-se a angústia, o descontentamento com os incidentes ocorridos e a ansiedade oriunda da falta de uma solução esperada.

O consumidor, ao adquirir um veículo novo, procura é justamente se livrar de tais problemas, que, comumente, ocorrem quando se compra um automóvel usado.

  • Sobre o autorAdvogada especializada em Direito Bancário, Contratual e Consumidor
  • Publicações10
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1015
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defeito-de-fabrica-em-veiculo-zero-quilometro-gera-dano-moral-indenizavel/127771684

Informações relacionadas

Advocacia Digital, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Impugnação à Contestação

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 11 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-81.2008.8.13.0024 MG

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Comprei novo gol zero km em 2014, após retirar o veiculo da concessionária Mila Sete o veículo tinha a direção dura mesmo sendo hidráulica e o volante so voltava para a posiçao central com muita dificuldade. Voltei na Mila o mecânico deu uns apertos no carro e disse que eu iria me acostumar. Sai de novo e apareceu uns barulhos na suspensão voltei lá mais de 6 vezes a reclamar, ate que com 700km rodados os pneus dianteiros estavam destruídos na parte lateral interna. Dai vi que o problema era grave, levei o carro na Mila e deixei para resolver. O carro ficou 40 dias lá, então eu fui ao Procon fiz a reclamação e nada foi resolvido, agora aguardo a judiciário, que a Juíza substituta 1a instância não acolheu meu pedido. Mesmo após perícia confirmando o defeito. continuar lendo